isefaM

Esta iniciação é aconselhável para todas as pessoas independente de sua religião, sexo ou raça, é nesta que o neófito é apresentado à Òrúnmìlà e torna-se um Omo Ifá ( filho de Ifá).

​  É em Isefá que Òrúnmìlà nos revelará o seu Odu temporal ou placentário, (ou seja, aquele que ele recebeu ao nascer nesta existência), bem como seu nome de Ifá e os possíveis Ewos provenientes dele.

Neste momento o iniciado se compromete consigo mesmo por um determinado período, aprendendo as normas de condutas que devem ou não ser tomadas.

Em nossa família está iniciação, não e necessário raspar a cabeça.

​Ao término da iniciação, você receberá seu assentamento de Ifá (Igba Ifá), e seu assentamento de Esu (Igba Esu) assim como as devidas orientações de como manter, cuidar e cultuar em sua residência.

Em nossa família esta iniciação ocorre em 3 dias sendo:

Primeiro dia. A pessoa Chegará na Egbe Ifá e será submetida à alguns rituais, usará vestes brancas e será encaminhada a um ambiente onde descansará até o começo dos rituais, dentro destes rituais seu Bábálawo irá entregar seus ikins (nozes sagradas) e dai então começa uma longa jornada de aprendizado.

Nesta primeira etapa o neófito terá seu primeiro contato com o sagrado e deve prestar muita atenção nas orientações de seu Bábálawo, pois é neste momento que seu Bábálawo irá passar informações que serão uteis para toda sua trajetória dentro do Ifismo.

A segunda etapa deste primeiro dia, também e fundamental, pois  mudará tudo na vida do neófito, seu Bábálawo irá recitar uma series de versos dos Odus Ifa, e o neófito tem por obrigação estar bem atendo ao que o Bábálawo estará recitando pois ali começa uma nova etapa em sua vida onde o neófito  entenderá a origem desta iniciação  e como tem que se portar para toda sua trajetória no Ifismo.

Segundo dia: O neófito irá acordar e será orientado a cuidar de seus ikins (Nozes Sagradas) seu Bábálawo irá passar uma serie de informações de como proceder com o seu Ose Ifa.

Seguindo no segundo dia acontecerá a cerimônia do Dafá é neste momento  onde o Bábálawo terá acesso ao odu temporal ou placentário assim chamado.

Com todas as informações trazidas por ifa ai sim começa as cerimônias de consagração do novo omo ifa.

Terceiro e ultimo dia: É feito o itan do Omo ifa , é neste dia que estarão presente os amigos, familiares e todos os membros da Egbe Ifá onde o babalawo ira recitar os versos trazidos por ifa para a comunidade neste dia o novo omo ifa receberá uma pulseira (ide ifa) assim como será revelado para toda a comunidade seu nome e seus ewos (proibições)

passado este processo o novo omo ifa irá para sua casa com seus acentos de Orunmila e Esu Odará e seguirá sua vida sabendo qual o caminho a ser trilhado .